Reparar rachas de estuque


Estuque com fissuras leves ou profundas reparação


Quando as paredes de casa possuem alguns anos é natural começarem a rachar e aparecer fissuras no estuque, os motivos podem vários desde infiltrações, humidades, cedência do solo, obras perto com maquinaria pesada e ainda com encontrões com peças de mobiliário entre outras coisas.

A reparação é simples. Para proceder a reparação do estuque precisa de alguns materiais para  intervenção de reparação.
  • Chave de fendas
  • Um recipiente para mistura
  • Lixa
  • Pincel ou escova de caiar
  • Massa de acabamento
  • Espátula
  • Tinta para o acabamento



Comece por aprofundar as rachas já presente no estuque danificado, desta forma poderá intervir na reparação até à origem do problema. Para melhor compreender poderá visualizar na imagem apresentada.

Com recurso a uma chave de fendas normal perfure as fissuras até possuir uma boa cova para novo enchimento, só desta forma poderá ter uma boa reparação.

OBS. Não receie remover estuque em demasia uma vez que irá preencher no futuro com nova argamassa de acabamento.




Deve abrir todas as rachas antes de começar a preencher com a massa de acabamento. Para facilitar neste caso foi removida a caixa do interruptor para uma melhor intervenção sem obstruções. Se o seu caso for semelhante deverá realizar da mesma forma. Tenha o cuidado de não danificar peças de madeira como apresenta a imagem.

Se outras parede precisarem da mesma intervenção deverá realizar em todas elas o mesmo procedimento.









Depois de abrir e aprofundar todas as rachas com o uso da chave de fenda é necessário remover toda a sujidade dentro do orifício com recurso a uma escova de caiar ou uma trincha poderá remover facilmente todo o pó resultante da raspagem realizada anteriormente. É importante que toda a sujidade seja removida caso contrário a massa aplicada em seguida não terá uma base suficientemente sólida para solidificar.








Depois de aprofundadas e limpas as rachas sujeitas a intervenções é necessário aplicar a massa de acabamento. A sua massa deverá ser feita apenas com a junção de água. A massa preparada correctamente não deverá possuir grão de massa mal misturada nem deverá ser demasiado sólida caso contrário não terá acção de colagem e solidificação eficiente.

Atenção a massa também não deverá ser demasiado mole, se isso acontecer ela tenderá a cair ou escorrer dos orifícios criados. Se verificar que a massa está demasiado mole deixe a repousar uns minutos.





A massa deverá actuar e solidificar, ela deverá ter resistência suficiente para que possa sofrer a intervenção de lixas abrasivas. Este ultimo recurso de reparação é muito importante para um acabamento de qualidade. Caso não intervenha com uma lixa depois de pintar a área reparada será visível a reparação realizada.

Poderá utilizar uma lixadeira esta ferramenta é muito útil para áreas com grande quantidade de intervenção, caso não seja o seu caso poderá fazer apenas com a mão para remover o excedente de massa aplicada sobre as fissuras reparadas.




Observação, antes de iniciar a pintura é conveniente utilizar um pano que não desbote húmido para remover o pó das paredes da área que reparou é importante perceber que o pó não se acumula apenas na parede que interveio.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

As fotos são realizadas durante o trabalho prestado, em alguns casos a qualidade poderá ser reduzida, agradeço a compreenção. Se possuir alguma dúvida poderá deixar nos comentários do artigo.