Aplicar papel de parede directo
Aplicar papel de parede não é uma tarefa fácil mas exige cuidados específicos na sua aplicação para que o resultado final seja perfeito. A técnica utilizada nesta aplicação é directa, ou seja a cola é aplicada na parede e não nas faixas de papel de parede, torna o trabalho mais simples com resultados muito bons. Esta técnica deixa a aplicação perfeita.Material para aplicar papel de parede
Antes de começar a aplicar o seu papel de parede é preciso algumas ferramentas especificas para a aplicação.
A- Cola para papel de parede
B- Trincha de cola de papel de parede
C- Escova para esticar
D- Rolo para remover bolhas e uniões
E- X-acto afiado para ajustar o papel
F- Espátula para cantos dificeis
Preparar o papel de parede
Para aplicar o papel de parede directamente à parede é necessário virar ao avesso primeiro de forma a que a parte que recebe a cola fique na parte frontal, na imagem pode visualizar este passo muito importante para aplicar o seu papel, tenha atenção à forma como vira ao contrário para não danificar o papel.
Todos os rolos de papel que utilizar devem estar preparados desta forma. Se não tem a certeza se vai sobrar algum faça este passo rolo a rolo após a aplicação de cada um individualmente.
Aplicar a cola
Depois de preparar o seu papel, deve começar a utilizar a cola de papel A juntamente com a trincha de cola B. Comesse por aplicar do topo da parede para baixo.
Na primeira faixa a aplicar deve deixar um pouco de rebordo lateral e superior para que para o papel possa cobrir toda a parede, posteriormente será recortado o excedente.
Deve apenas cobrir meia parede de cola depois de ajustado o papel no topo, preencha o restante de cola e deixe o rolo pousar no chão enrolado de forma a estica o papel de parede.
Esticar o papel de parede
Com a ajuda da escova para papel de parede C deve remover as bolhas de ar alojadas entre a parede e o papel. Escove sempre para o lado que ainda não aplicou papel de parede, caso contrário poderá desalinhar o desenho do seu papel com as faixas anteriores.
Se não conseguir remover as bolhas descole ligeiramente o papel e com a ajuda da escova estique o papel, esta dica também é válida para acertar o desenho das faixas do papel de parede anteriores.
Acertar as faixas
É preciso acertar as faixas do papel com algum cuidado, com recurso ao rolo de uniões D é possível remover as ondulações do estremo das faixa.
Evite realizar muita pressão sobre o rolo para evitar que a cola do papel saia entre as faixas e borre o padrão.
Esta dica também é válida para papeis de parede com relevos, se pressionar demasiado serão visíveis as passagens do rolo de uniões.
Acertar os rebordos
Os excessos que previamente deixamos antes de aplicar o papel de parede devem ser pressionados com o rolo D, o papel deve vincar perfeitamente com o contorno das sancas e com o rodapé assim como as parede laterais quando em contacto com a faixa que estamos a trabalhar.
Vinque com alguma pressão mas não em demasia para que o papel não sofra expansão com a pressão exercida, não se esqueça que papel está em contacto com a cola tornando mais sensível à pressão.
Deve passar algumas vezes o rolo até ter a certeza que está devidamente colado ao rebordo, caso não seja eficiente utilize a espátula para o ajudar nesta tarefa F.
Acertar o excesso
Depois de calcar os extremos de forma eficiente, o papel estará devidamente vincado com o rebordo desejado. Com ajuda do X-acto E deverá colocar-lo num ângulo fechado e recortar com alguma pressão num movimento lento evitando assim que o papel de parede rasgue nesta operação delicada.
Atenção é preciso que a lamina esteja bem afiada, se necessário parta uma ponta de lamina paras esta operação. Uma lamina mal afiada tende a rasgar o seu papel e compromete toda a faixa de papel aplicada.
Aspecto final
No final deve olhar mais atentamente para o papel e remover algumas bolhas que possam ter passado despercebidas, recorte todos os excesso.A cola deverá secar em cerca de 4 Horas por isso não realize mais nenhuma tarefa nessa mesma parede.
Observação: Antes de aplicar o papel deve reparar irregularidade do estuque, como rachas ou furos resultantes de encontrões.
Antes de comprar o papel informe-se sobre a quantia necessária para a sua parede.
O papel de parede ficou fantástico, sem bolhas nem escorridos de cola. Com a técnica de cola directa é muito mais fácil de trabalhar o papel de parede. Do lado oposto à ultima foto exigiu maior cuidado, uma vez que acabava com uma lareira. Quando houver a oportunidade coloco a foto. Até lá se surgirem algumas dúvidas podem colocar-las nos comentários.
ResponderEliminarDuvida no nome do papel ... onde achar, onde moro so tem aqueles rolos que dar de colocar em mesas , tipo uma lona , seria este ? ou nao dar de usar ... acho que o nome é oliado... sei que tem este ele é mais resistente fundo dele tem tipo um tecido , e frente tem varios desenhos.... este tambem tem como colar na parede?
ResponderEliminarobrigada pela sua atençao
Esse tipo de material é muito pesado, talvez seja possível de colar mas é necessário usar uma cola extremamente forte.
ResponderEliminar